Empresas, instituições e condomínios têm, cada vez mais, considerado a  terceirização dos serviços de limpeza como uma  solução ideal para obter mais eficiência, economia e praticidade.

Limpeza e higiene serão sempre fatores de primeira necessidade, especialmente onde haja grande circulação de pessoas e em tempos de Covid-19.

E no momento da seleção e escolha da empresa que prestará o serviço, alguns aspectos  precisam ser muito bem avaliados, a fim de garantir que o serviço será bem executado, terá preço justo e virá para resolver uma necessidade, não para criar problemas.

Você não quer um ambiente mais ou menos limpo, mais ou menos higiênico, certo? Este artigo é justamente para te explicar como funciona a terceirização de serviços de limpeza, como é feito o trabalho e os cuidados necessários antes de assinar o contrato.

Antes de entender como funciona, entenda o que é

A terceirização é uma forma de contratação assegurada pela Lei 13.429/2017 e ocorre quando  uma pessoa jurídica (um condomínio, por exemplo), aqui tida como tomadora de serviços, contrata uma outra empresa para a  prestação de serviços diversos.

No caso específico dos serviços de limpeza, a empresa contratada (a prestadora de serviços) precisa disponibilizar os profissionais (a depender do contrato, também os materiais), devidamente treinados e equipados para fazer o trabalho diário de limpeza.

A depender do contrato firmado entre as partes, tarefas como limpeza das áreas comuns e das instalações do prédio, recolhimento diário do lixo e outras demandas específicas serão contempladas durante a contratação do serviço.

Como funciona a terceirização dos serviços de limpeza

1º passo: definindo as necessidades

A execução do trabalho dependerá totalmente do que for definido entre a tomadora do serviço e a empresa de terceirização. Então o primeiro passo antes da contratação é realizar uma visita técnica para avaliar muito bem as necessidades e as características do local que receberá o serviço.

Caso você já possua uma equipe trabalhando e simplesmente queira substituir por uma equipe terceirizada, avalie o quanto essa equipe tem atendido suas necessidades, em que tem deixado a desejar, quais pontos de melhoria você deseja atingir e assim por diante.

2º passo: assinando o contrato

No contrato de prestação dos serviços devem constar todas as demandas necessárias, da forma mais detalhada possível, pois o planejamento, a escolha dos profissionais e a ação da empresa de terceirização vai se basear em informações como o ramo de atuação da empresa, as áreas (e suas dimensões) a serem cuidadas, questões específicas da rotina do local, entre outras.

Contratos de terceirização de serviços de limpeza são documentos bastante personalizados e firmados após uma definição clara das necessidades da tomadora, sendo possível inclusive incluir cláusulas que prevejam ações pontuais de limpeza, como eventos ou comemorações.

3º passo: a execução

O primeiro momento de implementação do trabalho é um dos pontos mais importantes de todo o processo. É aí que você poderá esclarecer dúvidas, orientar e dialogar com as equipe para obter o melhor alinhamento quanto à execução do trabalho.

E, falando nisso, é fundamental que você tenha pleno conhecimento do que ficou definido em contrato, tanto para fiscalizar se tudo está sendo cumprido conforme o combinado quanto para não exigir dos profissionais o que não foi acertado. 

Inclusive é fundamental que a empresa prestadora do serviço tenha canais de comunicação fáceis e rápidos, para que eventuais desalinhamentos sejam prontamente sanados.

O que esperar da terceirização

Redução de custos

As obrigações trabalhistas e previdenciárias relativas a esses profissionais ficarão a cargo da empresa de terceirização.

Além disso, a tomadora do serviço terá apenas um custo fixo mensal já estipulado, trazendo maior previsibilidade nas despesas ao evitar gastos inesperados.

Qualidade do serviço

Contando com uma prestadora de serviços de limpeza, sua empresa, instituição ou condomínio terá à disposição profissionais treinados e capacitados para executar os serviços com excelência.

Por contrato, a prestadora dos serviços é obrigada a garantir a qualidade na execução dos serviços. Isso significa que, caso o trabalho não esteja sendo executado a contento, a tomadora tem o direito de exigir melhorias e, inclusive, a troca ou recrutamento de novos profissionais para garantir a boa execução dos serviços de limpeza e conservação.

Nesse sentido, é fundamental o cuidado na escolha da empresa de terceirização, avaliando pontos como tempo de mercado, estrutura, qualificação dos profissionais, recomendações de outros administradores e síndicos, entre outros.

Nessa hora, a escolha pelo preço mais baixo pode significar problemas em vez de soluções.

Praticidade e ganho de tempo

Com a contratação desse serviço, síndicos e administradores passam a ter mais tempo para se dedicar a tarefas e atividades mais específicas de suas atribuições, como planejar e executar ações.

Caso um funcionário falte ou saia de férias, por exemplo, você não precisará se desdobrar ou parar sua rotina para para fazer essa substituição, já que a prestadora será responsável por isso.

A escolha da empresa de terceirização

Pelo que vimos até aqui, fica claro que a terceirização de serviços de limpeza deve estar sempre em mente quando se busca mais praticidade, economia e eficiência.

Mas, como também foi dito, todos esses resultados só serão alcançados caso a empresa contratada tenha capacidade, experiência e estrutura para prestar o serviço adequadamente. 

Para garantir uma boa escolha, avalie aspectos como o histórico da organização e quem são seus atuais clientes; conheça sua estrutura (física e de pessoal) e seu tempo de experiência no mercado.

Além disso, pesquise possíveis queixas e reclamações na internet, em sites como o Reclame Aqui.

Atendidos esses critérios, você estará mais seguro para trazer para sua empresa, instituição ou condomínio um serviço que fará toda diferença em seu dia a dia.

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