Os cuidados com a segurança têm sido cada vez mais uma preocupação das empresas. Tanto para proteger a integridade física de seus colaboradores e clientes quanto para preservar seu patrimônio.

E para isso existem basicamente dois caminhos: ter uma equipe interna contratada ou optar pela terceirização de serviços de segurança.

Diante dos custos elevados e da complexidade para a manutenção de uma estrutura própria de segurança, a opção pela segurança privada terceirizada tem ganhado mais e mais espaço em empresas públicas e privadas.

Porém, pela importância envolvida na prestação desse tipo de serviço, a escolha da empresa prestadora envolve uma série de cuidados, pesquisas e avaliações a fim de garantir que o serviço realmente traga a segurança esperada.

O objetivo deste artigo é fornecer as informações que você precisa para fazer essa importante escolha.

Quais os tipos de serviços de segurança?

Quando falamos de segurança privada, estamos englobando vários tipos de serviços que podem ser prestados, para diversas finalidades.

Entre os principais serviços estão:

  • Vigilância patrimonial: essa modalidade de serviço é realizada na área interna do estabelecimento, seja em área urbana ou rural, pública ou privada, com o objetivo de proteger os bens patrimoniais.
  • Segurança pessoal: visa garantir a proteção, privacidade e integridade física de pessoas.
  • Transporte de valores: este serviço se encarrega de transportar dinheiro, bens ou qualquer objeto de valor, com o uso de veículos comuns ou especiais.
  • Escolta armada: semelhante ao transporte de valores, na modalidade de escolta armada, o objetivo é acompanhar e garantir a segurança durante o transporte de qualquer tipo de objeto de valor.
  • Segurança pessoal e patrimonial: serviço que engloba tanto os cuidados com a segurança de pessoas quanto a preservação do patrimônio.
  • Vigilância ou ronda motorizada: modalidade realizada em todo o perímetro do empreendimento, identificando atividades suspeitas e reduzindo os riscos de furtos, sequestros e abordagens indesejadas.

Quanto custa a contratação de serviços de segurança

No momento de estimar os custos envolvidos na contratação, vários aspectos serão avaliados. O primeiro passo é, juntamente com a empresa escolhida, realizar uma análise do tipo de serviço de segurança que seu negócio precisa, conforme as opções que vimos no tópico anterior.

Imaginando um serviço de segurança pessoal e patrimonial para sua empresa, os custos vão depender principalmente da quantidade necessária de seguranças, se eles vão trabalhar em turnos de 12 ou 24 horas, se será necessária segurança armada ou desarmada, entre outros.

É importante lembrar que cada turno de trabalho conta com dois profissionais, que se revezam em dias de trabalho.

Ainda em relação aos custos de contratação, outro fator muito importante é ficar atento às empresas que oferecem esse serviço por preços muito baixos. A qualificação e manutenção de uma equipe de segurança, bem como a adequação às exigências legais, requer um investimento elevado das empresas prestadoras, e tudo isso se reflete nos custos.

As exigências legais para a prestação do serviço

A contratação de um serviço de segurança preza pela  preservação do que há de mais importante em qualquer empresa: as pessoas e o patrimônio.

E por toda essa importância, alguns aspectos precisam ser avaliados com bastante cuidado antes da contratação, tanto em relação aos profissionais quanto em relação à empresa prestadora do serviço.

Formação e documentação exigida dos profissionais

Além de avaliar a empresa prestadora, é importante checar se ela se preocupa com a formação e com as autorizações legais dos seus funcionários.

Antes de mais nada, sempre é importante lembrar que não existe vigilante autônomo. Todo profissional de segurança precisa estar registrado numa empresa especializada.

Além disso, os profissionais devem possuir certificado de conclusão do curso de formação de vigilantes, registrado na Polícia Federal, além de portar a Carteira Nacional do Vigilante, para estar apto a exercer a profissão.

Em relação aos profissionais que atuam armados, os cuidados devem ser ainda maiores, como a realização de avaliações psicológicas, físicas e de manuseio da arma.

O profissional de segurança precisa estar preparado para lidar com situações de tensão e, ainda assim, manter o controle para tomar sempre as melhores decisões. Além disso, ele precisa ter condições de lidar com o público, mantendo uma postura adequada.

De olho nas certidões

A etapa de análise das documentações é primordial antes de contratar um serviço terceirizado de segurança privada, a fim de garantir que a empresa esteja de acordo com as exigências legais.

Toda empresa de segurança privada, para poder exercer sua atividade, precisa comprovar sua competência técnica e sua habilitação legal, através dos seguintes documentos:

  • Certificado de segurança: documento emitido pela Polícia Federal, garantindo que a empresa foi devidamente fiscalizada e que está em condições de prestar o serviço.
  • Autorização de funcionamento: documento emitido pelo Ministério da Justiça e publicado no Diário Oficial da União, autorizando a empresa a atuar nessa atividade econômica.
  • Revisão da autorização de funcionamento: também fornecido pela Polícia Federal, trata-se de uma confirmação da competência da empresa para operar.
  • Certidão negativa de débitos trabalhistas.
  • Certidões negativas de débito com o INSS e o FGTS.

Vale lembrar que essas autorizações e certidões devem ser renovadas anualmente.

Os cuidados ao contratar um serviço de segurança terceirizado

Após avaliar suas necessidades, os custos e as certificações legais exigidas, o passo final é a escolha e contratação da empresa que prestará esse serviço tão importante.

Para isso, quanto mais informações você tiver sobre a empresa, mais tranquilo e seguro você estará para tomar essa decisão.

As principais informações que você precisa buscar sobre a empresa são:

  • Seu histórico e como ela é avaliada no mercado.
  • Sua estrutura física e de pessoal, para saber se ela será capaz de prestar adequadamente os serviços.
  • Os clientes que ela atende ou já atendeu. Aproveite para conversar com esses clientes e saber o grau de satisfação com o serviço prestado.
  • A situação legal da empresa, que pode ser verificada nos sites da Polícia Federal e do Ministério da Justiça.
  • As licenças e alvarás de funcionamento no estado em que ela atua.
  • As condições de validade e conservação dos equipamentos que serão utilizados, como armas, coletes e munições.

Além disso, muito cuidado com empresas clandestinas e autônomas oferecendo serviço de segurança privada. Sempre verifique se a empresa está credenciada e regularizada junto à Polícia Federal.

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A importância de um bom serviço de segurança

Sendo observados os cuidados que citamos neste artigo, a contratação de um bom serviço de segurança terceirizada tem o potencial de trazer inúmeros benefícios para seu estabelecimento.

Além da certeza de que as pessoas e o patrimônio estão protegidos, você ainda conta com as vantagens típicas da terceirização, como:

  • Redução de custos: todas as obrigações trabalhistas com os profissionais de segurança serão de responsabilidade da prestadora.
  • Mão de obra especializada: você vai poder contar com a experiência de uma empresa profissional, especializada na prestação do serviço.
  • Ganho de eficiência: ao terceirizar essa atividade, sua empresa ganha tempo para se concentrar em outras atividades mais estratégicas para o negócio.

Finalmente, tenha sempre em mente a importância desse serviço para seu negócio e avalie questões que vão além dos custos. Escolher a opção mais barata pode não resolver suas necessidades e ainda gerar problemas futuros, comprometendo seu patrimônio e a segurança das pessoas.

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