Você, empresário ou síndico de condomínio, economizar tempo é algo que te ajudaria hoje? E não ter que se preocupar com obrigações trabalhistas de funcionários? Ou ter a tranquilidade de contar com uma equipe especializada para os serviços de que precisa?

Esses são alguns dos grandes benefícios que a terceirização de serviços pode trazer para sua empresa ou seu condomínio.

Neste artigo, porém, vamos te mostrar como a terceirização pode te ajudar na redução de custos.

Acompanhe o artigo até o fim e veja como trazer esse benefício para sua realidade.

Boa leitura!

O que é terceirização

De acordo com a definição que consta na Lei da Terceirização (13.429/2017), a terceirização de serviços consiste na transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades – inclusive sua atividade principal – à pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços, que possua capacidade econômica compatível com a sua execução”.

Em outras palavras, a terceirização de serviços é uma modalidade de contratação que visa atender demandas de trabalho de empresas, instituições ou condomínios, para execução de qualquer atividade, por tempo indeterminado, pelos funcionários da empresa prestadora do serviço.

Além disso, quem contrata um serviço terceirizado não possui vínculo empregatício com o funcionário terceirizado. Apesar de atuar nas dependências da empresa contratante, esse funcionário continua vinculado legalmente à prestadora.

Você ainda tem dúvidas se é melhor terceirizar ou contar com uma equipe interna? Neste artigo nós mostramos as vantagens e desvantagens de cada opção!

Quais serviços podem ser terceirizados

Após aprovação da Lei da Terceirização, mencionada no tópico anterior, hoje é permitida a terceirização de praticamente todas as atividades de uma empresa, instituição ou condomínio.

Quem contrata esse tipo de serviço pode terceirizar tanto as atividades-meio (serviço intermediários da empresa) quanto as atividades-fim (aquelas para as quais a empresa foi criada para realizar).

Vamos utilizar uma agência bancária, como exemplo. Em sua estrutura, seria possível terceirizar os seguintes serviços:

  • Atividades-meio – Atividades como limpeza e conservação, serviço de portaria e controle de acesso, segurança privada, por exemplo. Apesar de serem imprescindíveis ao trabalho no dia a dia, essas atividades não são o foco da existência do negócio.
  • Atividade-fim – Já no caso da terceirização de funções bancárias, como de caixa, aqui estamos falando da terceirização de uma atividade-fim para a instituição bancária.

Vale ressaltar que essa possibilidade de terceirizar qualquer atividade de empresa, instituição ou condomínio é relativamente recente. Essa novidade veio na esteira das alterações trazidas pela reforma trabalhista de 2017, que modificou a antiga Lei do Trabalho Temporário (Lei 6.019, de 1974).

Quer saber um pouco mais sobre serviços que podem ser terceirizados na empresa? Então confira as informações deste outro artigo!

Como a terceirização ajuda a reduzir custos

Existem formas diretas e indiretas de que modo  a terceirização de serviços ajuda a reduzir custos em uma empresa.

A seguir você confere 3 dessas economias geradas:

1. Economia de tempo

A primeira forma como a terceirização ajuda uma empresa, instituição ou condomínio a economizar é com relação a recrutamento, seleção, contratação e treinamento das equipes de trabalho.

Ao optar pela terceirização, todas essas obrigações deixam de ser da tomadora dos serviços e passam a ser da prestadora.

Além disso, caso um funcionário precise faltar, a responsável por providenciar um substituto também será a empresa de terceirização.

Imagine o tempo gasto no processo de contratação de pessoal, por exemplo. A depender do local, pode ser algo que leve dias ou até semanas para ser finalizado, desde a análise dos currículos, contatos com os candidatos, entrevistas, avaliação e o processo de contratação em si.

Ou mesmo com o treinamento de um funcionário novo. Orientar, repassar atividades e explicar o que deve ser feito pode tomar muito tempo.

Com a terceirização, ao invés de gastar tempo com essas questões, é possível dedicar-se às atividades foco da empresa, para exercê-las com mais eficiência.

Você sabe a diferença entre trabalho temporário e terceirização? Neste artigo você confere um comparativo com as principais diferenças entre essas duas formas de contratação!

2. Obrigações trabalhistas

Como os trabalhadores terceirizados possuem vínculo empregatício com a empresa que presta os serviços, é essa empresa a responsável pelas obrigações trabalhistas.

Questões como quitação de salários, organização e pagamento de férias, INSS, licença remunerada, décimo-terceiro, vale-transporte, entre outras obrigações, serão todas responsabilidades trabalhistas da empresa prestadora.

Essa característica da terceirização pode gerar economia de forma direta e indireta:

  • Com menos funcionários vinculados à contratante, pode haver economia com setores de Pessoal e RH, responsáveis pela gestão de funcionários.
  • Apesar de os custos com os trabalhadores estarem incluídos no valor do contrato com a empresa prestadora, em muitos casos esses custos acabam sendo menores do que se a própria empresa contratante fosse a responsável.
  • O tempo de gestores, administradores, empresários e síndicos de condomínio também devem ser encarados como custos; inclusive, as horas trabalhadas mais caras de todas. Sendo assim, quando essas pessoas ficam livres de várias obrigações com funcionários, isso também representa economia no final das contas.

Você sabia que ações de sustentabilidade também podem gerar economia? Saiba como neste artigo do nosso Blog!

3. Qualificação da equipe

Qualificação de equipes de trabalho é algo que pode custar caro para empresas, instituições e condomínios.

Promover treinamentos e capacitações, investir em cursos e formações para os funcionários, tudo isso pode ter um grande impacto no orçamento.

Com a terceirização, a responsabilidade pela qualificação e o aperfeiçoamento dos funcionários também é da empresa terceirizada. E esse processo de qualificação tem início desde a seleção e contratação das equipes.

Além de não ter de gastar com esse aperfeiçoamento, a contratante ainda se beneficia de poder contar com funcionários em geral mais qualificados, em constante atualização e treinamentos, o que resulta na prestação de serviços de melhor qualidade e com maior eficiência.

Como um benefício adicional, funcionários mais bem treinados, fazem um uso mais racional dos recursos e materiais da empresa contratante.

Conheça o Grupo Griffo

Neste artigo você pôde perceber algumas das inúmeras possibilidades de redução de custos que a terceirização de serviços pode gerar para empresas, instituições e condomínios.

E as vantagens não são apenas essas. Ao terceirizar serviços, você consegue “enxugar a estrutura funcional” simplificando e agilizando processos.

Se você também quer aproveitar todas essas vantagens, considere o Grupo Griffo como sua melhor opção!

Somos referência em terceirização de serviços, com mais de 30 anos de experiência, atendendo empresas, instituições e condomínios de todos os portes, que buscam simplificar sua estrutura funcional, especializar seu corpo funcional, economizar o tempo dos gestores e ainda reduzir custos.

Clique no vídeo abaixo, do nosso canal do YouTube, e conheça um pouco mais sobre nosso trabalho:

Oferecemos um variado leque de serviços, como limpeza e conservação, portaria e controle de acesso, brigadistas e socorristas, recepção e atendimento, segurança privada, entre outros.

Para saber mais ou solicitar um orçamento sem compromisso, clique no link abaixo e fale conosco!

QUERO SABER MAIS OU PEDIR UM ORÇAMENTO

Estes outros artigos também podem ser úteis para você: