Todo síndico sabe a dor de cabeça que é quando falta um porteiro, um segurança, um zelador… mesmo que seja  somente por um dia, já pode ser suficiente para causar transtornos aos moradores e preocupação para o síndico. 

Faz parte das responsabilidades do síndico gerenciar os funcionários e se certificar da frequência e pontualidade dos funcionários do condomínio. 

Ao mesmo tempo, por mais que você organize com antecedência a escala, pode acontecer de um funcionário simplesmente não aparecer para o serviço sem avisar. E aí, o que fazer nessa situação?

Neste artigo vamos te mostrar algumas alternativas que o síndico tem para lidar com as faltas de funcionários do condomínio. Confira as dicas!

Como lidar com as faltas de funcionários do condomínio?

Os funcionários podem faltar aos dias de trabalho por motivos justificáveis (atestados, licenças, imprevistos) ou não. De todo modo, é importante que o síndico esteja preparado para contornar a situação de forma  tranquila , sem um estresse desnecessário  para ele ou para os funcionários e sem precisar, de início, recorrer a medidas extremas, como uma demissão. 

Confira algumas ações que podem ser adotadas, por síndicos ou administradores, para lidar com possíveis faltas dos funcionários.

1. Melhorar a comunicação

É essencial que o síndico tenha um bom diálogo com a equipe de funcionários. Em várias ocasiões as faltas inesperadas ocorrem por falta de clareza na interlocução com a equipe. É importante estabelecer um canal específico para que os funcionários informem sobre faltas e necessidades emergenciais. 

Vale a pena combinar com toda a equipe um procedimento padrão para quando um funcionário precisar faltar: cada um deve saber exatamente o que fazer nesse caso.

É importante também conscientizar a equipe sobre os transtornos causados aos moradores (e aos colegas), caso um funcionário falte e não comunique. Além disso, é importante também que cada um saiba das possíveis consequências trabalhistas das faltas não justificadas.

Resumindo: uma boa comunicação facilita a organização e a substituição de funcionários. 

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2. Contratar funcionários com indicações 

Outra recomendação importante é selecionar funcionários com boas indicações e checar o histórico de cada pessoa antes de contratá-la. Isso pode reduzir bastante as chances de contratar profissionais sem muito compromisso com o condomínio.

Dá um pouco mais de trabalho, mas é importante conferir o histórico do funcionário e os motivos das demissões anteriores, a fim de conhecer um pouco mais o perfil profissional do candidato. E, se for possível, fazer contato com seus antigos empregadores para se informar melhor e saber as impressões de quem conviveu com o profissional.

Lembre-se que trabalhar dentro de um condomínio não deixa de ser um trabalho de confiança: com o síndico e com os moradores. E, para além das questões de faltas, é um cuidado que o síndico tem com a segurança de todos.

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3. Não ser refém de um só funcionário

Para lidar com as faltas não avisadas de funcionários, a melhor opção é contar com uma equipe bem selecionada, mas também treinada para assumir outras responsabilidades e funções dentro do condomínio em momentos de necessidade.

A gente sabe que essa não é a solução, mas estamos falando de situações excepcionais e imprevistas, e com funcionários com funções compatíveis.

Sempre que possível, estimule seus funcionários a entenderem o trabalho que o colega realiza.

Além disso, invista em treinamento e capacitação de toda a equipe. Funcionários qualificados e bem treinados são mais capazes de improvisar e encontrar soluções, caso seja necessário.

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4. Não ter receio de agir

Todas as medidas citadas até aqui tiveram o objetivo de orientar e engajar a equipe de funcionários quanto às necessidades do condomínio, além de conscientizá-los da importância da presença de cada um para uma boa prestação de serviço aos condôminos.

No entanto, às vezes essas medidas podem não ser suficientes e o síndico  pode precisar agir de forma mais enérgica, visando proteger o bem-estar dos moradores.

A depender do número e da frequência de faltas, por mais desconfortável que seja, é importante tomar as medidas necessárias. Em casos mais graves, não deixe de chamar atenção (sempre no privado), dar advertências e até considerar a demissão por justa causa de determinado funcionário.

Baixa produtividade, faltas recorrentes sem justificativa, embriaguez no horário de trabalho, descompromisso com o condomínio, descumprimento de orientações já passadas, tudo isso pode levar à demissão de um funcionário.

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Benefícios da terceirização de serviços para os condomínios

Todas as medidas citadas têm o potencial de reduzir  as causas e os efeitos de faltas de funcionários no condomínio. No entanto, a solução mais prática e eficiente para esse problema é, sem dúvida, a terceirização de serviços do condomínio.

Ao contratar uma empresa terceirizada, todas as obrigações trabalhistas, questões burocráticas de contratação, seleção, treinamento, escala e horários ficam a cargo da empresa contratada. Isso significa que, em caso de faltas de funcionários, a empresa contratada tem a obrigação de substituir o funcionário que faltou por outro igualmente hábil para a função. 

Resumindo: como síndico, você não será mais responsável por providenciar essas substituições, caso elas ocorram.

A terceirização também garante mão de obra especializada e redução de custos, já que o condomínio terá menos encargos trabalhistas e despesas.

Caso opte por contratar uma empresa de terceirização, avalie bem a candidata e faça uma escolha segura, para você, seu condomínio e seus moradores.

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