Além das várias responsabilidades administrativas que possui, o síndico (e sua equipe) também tem a importante função de cuidar da obtenção, organização e guarda de documentos do condomínio, bem como dos registros do espaço.

Diante disso, é imprescindível estabelecer meios para realizar essa tarefa de  forma prática, organizada e segura.

Assim como uma empresa, um condomínio precisa manter uma série de documentos e registros para funcionar de acordo com as exigências legais. Além disso, como se trata de um espaço de moradias, o condomínio mantém ainda informações pessoais e documentos de todos os moradores, o que justifica um cuidado ainda maior com esses registros, especialmente após a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que estabelece regras (e penalidades) para quem lida com dados e informações pessoais.  .

Neste artigo, listamos os principais documentos do condomínio e qual a melhor forma de lidar com eles no dia a dia! 

Documentos de condomínio: quais são e como organizar!

Todo síndico sabe a responsabilidade que é organizar e armazenar documentos, seja dos moradores, seja do próprio condomínio. A ausência de algum documento, comprovante ou registro necessário pode acarretar diversos transtornos, especialmente agora com as novas regras da LGPD, prevendo punições e multas aos responsáveis. 

Confira os principais documentos do condomínio:

1. Documentos pessoais de moradores e funcionários

Todo condomínio precisa manter uma larga base de dados, com informações pessoais de todos os seus moradores e funcionários, como:

  • Documentos de identificação (RG, CPF ou CNH).
  • Registros fotográficos para reconhecimento e acesso.
  • Dados biométricos (impressões digitais, reconhecimento facial).
  • Documentos trabalhistas.

A qualquer momento – por questões administrativas ou mesmo uma fiscalização – o síndico pode precisar acessar essas informações, sendo importante tê-las bem organizadas, protegidas e de fácil acesso.

Sem dúvida, a digitalização é hoje um caminho quase obrigatório para quem lida com a manipulação e guarda de informações. Nesse sentido, muitos condomínios têm recorrido aos serviços de empresas especializadas em gerenciamento eletrônico de documentos.

Devido aos riscos envolvidos na guarda de documentos em papel, a microfilmagem e a digitalização de documentos sensíveis tem se mostrado uma grande aliada de síndicos e condomínios, para garantir a proteção e integridade das informações.

2. Comprovantes de pagamentos, orçamentos e contratos

Para sua própria proteção e para evitar custos adicionais, o condomínio precisa armazenar todos os comprovantes de pagamentos – luz, água, tributos e taxas, serviços de manutenção, entre outros. O mesmo serve para orçamentos de serviços e contratos.

Além de prevenir cobranças equivocadas, essa prática é pré-requisito para a boa gestão financeira do condomínio.

A lei 10.833/03, em seu artigo 30, determina a guarda obrigatória de documentos comprobatórios de pagamentos por serviços prestados ao condomínio, como DARFs de recolhimento de tributos pagos, COFINS, CSLL e PIS, com possíveis penalizações pela Receita Federal pela falta de tais comprovações.

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3. Regimento interno do condomínio

O regimento interno – juntamente com a convenção do condomínio – são os documentos mais importantes para delimitar as normas de funcionamento interno e as regras gerais que os condôminos devem seguir para a boa convivência.

Por isso, além de tê-los sempre de fácil acesso para dar ciência aos novos moradores, o síndico também precisará recorrer a estes documentos para resolver, de maneira justa, eventuais problemas e conflitos.

Esses documentos precisam ser mantidos por tempo indeterminado, tanto as atuais quanto as antigas versões.

Para garantir a máxima segurança e integridade desses documentos, o ideal é que eles sejam microfilmados em cartório.

4. Atas das assembleias

As atas das assembleias – ou atas de reuniões – são documentos fundamentais na realidade dos condomínios.

Nelas  se registra tudo o que foi decidido nas reuniões entre os condôminos, como ocorrências, deliberações, questionamentos e ressalvas. E, principalmente, são as atas de assembleia que comprovam que as reuniões efetivamente ocorreram.

Por tudo isso, é possível imaginar a importância vital desses documentos para a administração e proteção legal do condomínio.

A preservação da integridade desse documento deve ser uma prioridade para o síndico, já que qualquer mudança em seu conteúdo precisará passar novamente por votação dos condôminos em nova assembleia.

O prazo de guarda desses documentos é por tempo indeterminado.

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5. Plantas do condomínio

As plantas, registros arquitetônicos e de engenharia do condomínio são documentos essenciais para garantir a segurança estrutural da edificação.

São informações importantes, às quais eventualmente é preciso recorrer sempre que for feita alguma construção, reforma estrutural ou intervenção nas instalações do condomínio, tanto nas áreas comuns quanto nas unidades individuais.

Nesse caso, é importante que o condomínio tenha esses registros de fácil acesso, caso precise, tanto em formato físico quanto digital.

A guarda desses documentos também deve ser mantida por tempo indeterminado.

Por quanto tempo devem ser mantidos os documentos?

Diferentes documentos exigem diferentes períodos de manutenção e guarda, variando de acordo com as possíveis necessidades de comprovações e provas, bem como as exigências legais.

Para te ajudar a ter uma referência de prazos dos principais documentos na rotina de um condomínio, confira o quadro abaixo:

DocumentoPrazo de manutenção
Apólice contra incêndios5 anos após vigência
Plantas do condomínioIndeterminado
Registros de prestações de contas10 anos
Atas das assembleias do condomínioIndeterminado
Contratos e orçamentos de obrasAté à data-limite da garantia contratual
Extratos bancários1 ano
Registros de vales-transporte10 anos
Registros de vale-alimentação10 anos
Documentos trabalhistasIndeterminado
Processos trabalhistasIndeterminado
Folhas de pagamento35 anos
Folhas de ponto6 anos
Contribuição sindical7 anos
Exames médicos de funcionários20 anos
DIRF7 anos
DARF PIS10 anos

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Como a terceirização de serviços pode ajudar?

Como você viu, quando se trata dos documentos do condomínio, são muitas informações, dados e registros que precisam ser obtidos, organizados, protegidos e disponibilizados, quando necessário. E a figura central nesse processo é, sem dúvida, o síndico.

Todas essas responsabilidades consomem um tempo precioso desse gestor do condomínio, e quanto mais ele for capaz de delegar tarefas e responsabilidades, mais tempo terá para se dedicar às necessidades mais urgentes e essenciais dos moradores.

Nesse sentido, a terceirização de serviços do condomínio pode ser uma verdadeira parceira da gestão do síndico. Além de retirar a responsabilidade do síndico por atividades relacionadas a seleção, contratação e treinamento de funcionários do condomínio, com a contratação de profissionais capacitados e diferenciados, é possível delegar ainda mais tarefas, de forma que sobre mais tempo para o síndico efetivamente dar a atenção necessária à organização de documentos. 

O Grupo Griffo  tem mais de 30 anos de atuação, com experiência em atender condomínios de diversos portes, com diferentes realidades e necessidades. Estamos constantemente investindo na melhoria dos nossos serviços, na qualificação dos nossos funcionários e na modernização dos nossos equipamentos. 

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