Uma boa equipe de limpeza pode fazer muita diferença na avaliação positiva da gestão de um síndico de condomínio. Afinal, espaços limpos, bem-cuidados e conservados, além de serem uma vitrine atraente para novos moradores, agregam mais satisfação aos atuais condôminos.

Porém, como fazer a seleção dos profissionais da equipe? Quais cargos são necessários? Como organizá-la para ter mais eficiência? E os equipamentos?

Neste artigo trazemos dicas de como montar uma equipe de limpeza para condomínios, ganhando mais eficiência e gerando mais satisfação para os moradores.

Continue lendo!

3 tipos de limpeza para condomínios

Antes de saber como montar uma equipe de limpeza, é necessário entender de qual tipo de limpeza o seu condomínio precisa

A depender do tipo, podem ser necessários profissionais com especialidades diferentes, produtos e equipamentos específicos, entre outras questões.

Em geral, existem 3 tipos de limpeza para condomínios:

1. Limpeza geral

A limpeza geral é uma limpeza completa, realizada em todos os espaços comuns do condomínio

Em especial, aqueles espaços que possuem maior circulação de pessoas no dia a dia, como elevadores, portarias, academia, espaços ao redor de piscinas, locais de passeio de animais, corredores, bancos e escadas.

Sendo assim, a equipe de limpeza geral costuma ser mais complexa, com maior número de profissionais envolvidos.

Veja, neste artigo, como criar uma rotina de limpeza para as áreas comuns do condomínio, que realmente funcione!

2. Limpeza de conservação

A limpeza de conservação é um tipo de limpeza mais pontual, realizada sob demanda e sem periodicidade definida, como a limpeza realizada após fortes chuvas e tempestades, ou em salões de festa após eventos, por exemplo.

O objetivo é conservar os espaços em bom estado, para continuar com seu uso comum e frequente entre os moradores.

As equipes podem ser pequenas, médias ou grandes, a depender do tamanho e da complexidade da demanda.

Você sabe como funciona a terceirização de serviços de limpeza? Então descubra acessando este artigo do nosso Blog!

3. Limpeza de manutenção

Ao contrário da limpeza de conservação, a limpeza de manutenção é realizada periodicamente, com datas e retornos pré-definidos.

Além disso, o principal objetivo é prevenir problemas e desgastes por falta de limpeza nas estruturas e espaços do condomínio.

Por isso, é um tipo de limpeza que costuma ser feita em locais que precisam de uma higienização mais pesada (como caixas d’água, piscinas, fachadas, churrasqueiras, entre outras).

O tamanho das equipes também vai depender do tamanho do condomínio e da complexidade da demanda.

Confira, neste artigo, 4 dicas para se organizar e ganhar mais tempo na gestão do seu condomínio!

Como montar equipe de limpeza para condomínios

Para montar uma equipe de limpeza para condomínios, é essencial considerar três tópicos básicos: montagem de escalas, seleção de equipe e gestão de equipamentos.

Confira as orientações para cada um abaixo.

1. Montagem de escalas

Escalas irão ajudar a manter uma rotina de limpeza para o condomínio e garantir a sua higienização frequente, para que esteja sempre em bom estado de conservação e apresentável para moradores e visitantes.

Para isso, deve-se definir turnos e horários de trabalho para os profissionais de limpeza, de acordo com o tamanho da equipe, o porte do condomínio e o tipo de limpeza.

Nesse sentido, dê preferência para escalar a limpeza fora dos horários de pico de circulação de pessoas no condomínio ou no espaço em específico.

Assim, você diminui o impacto da limpeza na rotina dos moradores e evita qualquer incômodo causado por ela.

Recomendamos que você crie um cronograma de limpeza do condomínio em uma planilha (Excel ou Google), para facilitar o controle, acompanhamento e consulta.

2. Seleção de equipe

Para selecionar uma boa equipe, é essencial levar em consideração a complexidade da limpeza e o tamanho dos espaços que serão higienizados, para que não ocorra sobrecarga dos profissionais ou mais gente do que o necessário.

Além disso, é fundamental contratar equipes realmente especializadas no serviço.

Procure profissionais que possuam cursos e experiência na área de limpeza, especificamente em condomínios, que sejam treinados e capacitados para atender às necessidades e particularidades do seu residencial.

Para te ajudar, aqui estão alguns profissionais e cargos que costumam estar envolvidos em limpeza de condomínios:

  • Auxiliar de serviços gerais (ASG).
  • Especialista em sanitização e desinfecção de ambientes.
  • Limpador(a) de fachadas.
  • Limpador(a) de caixas d’água.
  • Limpador(a) de caixas de gordura.
  • Desentupidor(a) de colunas e esgotos externos.
  • Jardineiro(a).

Uma boa gestão do condomínio passa saber gerenciar bem os funcionários. Quer aprender a fazer isso? Então confira as informações deste artigo!

3. Gestão de equipamentos

Para garantir uma boa limpeza, é preciso utilizar os equipamentos corretos para cada higienização.

Em geral, para limpeza de condomínios, costumam ser utilizados:

  • Aspiradores (de pó e água).
  • Vassouras, rodos e/ou mops.
  • Enceradeiras.
  • Carro para limpeza (podendo ser multiuso).
  • Kits limpa-vidros.
  • Luvas, capacetes, botas e outros equipamentos de proteção individual (EPIs).
  • Placas de sinalização.

É necessário adquirir os tipos e as quantidades corretas de equipamentos para cada tipo de limpeza, além de prever trocas, manutenções e reposições ao longo do ano, de acordo com a velocidade de desgaste ou necessidade pontual.

Recomendamos que também faça uma planilha para a gestão desses equipamentos.

Quer melhorar a gestão do seu condomínio? Então baixe gratuitamente nosso Guia do Síndico, com muitas dicas e orientações práticas, neste link ou na imagem abaixo:

Terceirização de equipe de limpeza: conheça o Grupo Griffo!

Neste artigo, listamos a estrutura básica para montar uma equipe de limpeza para condomínios. No entanto, para realmente ter esse tipo de serviço funcionando plenamente e da forma mais eficiente possível, nada melhor do que contar com uma equipe profissional e especializada.

Nesse sentido, considere o Grupo Griffo sua melhor opção!

Somos especialistas na terceirização de serviços de limpeza geral, realizando todas as atividades relacionadas a essa área.

Assista ao vídeo abaixo, do nosso canal do YouTube, e conheça um pouco mais sobre nosso trabalho:

Oferecemos um variado leque de serviços, como limpeza e conservação, portaria e controle de acesso, brigadistas e socorristas, recepção e atendimento, segurança privada, entre outros.

Para saber mais ou solicitar um orçamento sem compromisso, clique no link abaixo e fale conosco!

QUERO SABER MAIS OU PEDIR UM ORÇAMENTO

Estes outros artigos também podem ser úteis para você: