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4 serviços para terceirizar em seu condomínio

O principal motivo para condomínios (residenciais ou comerciais) terceirizarem serviços sempre foi a redução de custos. Mas isso mudou.

Hoje, síndicos e administradores avaliam serviços para terceirizar no condomínio de olho também em outros benefícios estratégicos, como ganhos de eficiência (mão de obra especializada), maior flexibilidade com as equipes (menor burocracia trabalhista) e mais tempo para planejamento e execução de outras ações.

Quando olhamos para a estrutura de um condomínio, vemos que vários setores poderiam se beneficiar das vantagens da terceirização (para não dizer quase todos). A questão a se analisar é qual o custo-benefício, para o condomínio, de cuidar diretamente desses serviços ou delegá-los a uma empresa de terceirização.

Para te ajudar a fazer essa avaliação e a conhecer os possíveis benefícios, neste artigo nós listamos 4 serviços que poderiam ser terceirizados em seu condomínio.

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Serviço de limpeza e conservação

Um dos pontos mais importantes (e delicados) em qualquer ambiente com muita gente circulando é limpeza e conservação. A necessidade de cuidados constantes exige que síndicos e administradores dediquem bastante tempo e atenção a esse serviço dentro do condomínio.

O trabalho começa na seleção dos profissionais, passando pelo treinamento e continuando com a supervisão sempre necessária para garantir a boa execução do trabalho.

Isso sem falar nas questões trabalhistas envolvidas, gestão de equipamentos de proteção individual, aquisição de materiais de limpeza e os problemas pontuais, como a substituição de um funcionário que precisou faltar.

Para o condomínio, tudo isso representa um custo elevado. Para síndicos e administradores, representa tempo e atenção que poderiam ser dedicados a áreas mais estratégicas de sua gestão, mas acabam sendo consumidos na rotina do dia a dia.

Nesse sentido, a terceirização dos serviços de limpeza e conservação é uma opção prática, eficiente e econômica. Deixar todas essas responsabilidades a cargo de uma empresa profissional pode ser muito vantajoso para condomínios e seus gestores.

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Serviço de portaria e recepção

O primeiro contato de moradores e visitantes do condomínio é com os serviços de portaria e recepção. A característica desses serviços se reflete diretamente na segurança do condomínio e dos moradores.

Além disso, porteiros e recepcionistas são responsáveis por receber e distribuir correspondências, fiscalizar a entrada e saída de pessoas e veículos, atender prestadores de serviço, entre várias outras tarefas.  

A contratação desses profissionais requer do condomínio e seus gestores bastante cuidado e critério, já que envolve diretamente a segurança de todos. Nesse sentido, é importante a observação de antecedentes criminais, experiências anteriores e avaliar se o perfil do candidato é adequado ao condomínio.

Também para estes serviços, a terceirização se mostra bastante interessante, já que todo esse trabalho de seleção e treinamento, que seria do condomínio, fica a cargo da prestadora.

Mais uma vez, o condomínio se beneficia da praticidade, da economia e, nesse caso, da segurança de contar com uma empresa profissional.

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Serviço de zeladoria

Dentro da estrutura de um condomínio, o zelador é um profissional importante para a manutenção das regras e das rotinas que precisam ser executadas.

É ele o responsável por verificar o estado de limpeza e manutenção (preventiva e corretiva) dos espaços comuns, tanto da estrutura predial, quanto das instalações elétricas e hidráulicas, além de executar pequenos reparos e serviços dentro do condomínio.

O zelador é o braço direito do gestor.

Mas, para isso, é preciso que o condomínio contrate alguém dedicado, organizado, confiável e cumpridor das regras e determinações, o que nem sempre é fácil.

Ao optar pela terceirização, o condomínio contará com uma empresa que tem experiência na seleção e treinamento desse tipo de profissional, resultando em mais eficiência na execução das atividades do condomínio, com menos custo e tempo gasto. 

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Serviço de jardinagem

Jardins, flores e plantas são o cartão de visitas de um condomínio. É o tipo de benefício para um ambiente que é difícil calcular, mas que todos percebem a diferença que faz.

O serviço de jardinagem atua no cuidado de gramados, jardins, canteiros e vasos, sendo feitos os seguintes trabalhos:

  • Em canteiros e gramados: capinar, rastelar, cortar grama, regar e limpar.
  • Em vasos e jardins: podar, regar, remover ervas daninhas e fazer o controle de pragas.
  • Fazer o plantio de mudas.
  • Cuidar da harmonização de flores e plantas.

O objetivo de todo condomínio ao contratar um profissional assim é que o resultado seja impecável e que embeleze, valorize e torne o ambiente mais agradável para todos. 

Ao optar pela terceirização desse serviço, o condomínio terá, mais que um jardineiro, um especialista no cuidado de plantas e jardins, além de contar com todas as outras vantagens típicas da terceirização de serviços, como vimos nos tópicos anteriores. 

Considere serviços para terceirizar em seu condomínio

A avaliação de serviços para terceirizar no condomínio passa pela análise do custo-benefício, para o condomínio, da contratação, treinamento e administração por ele mesmo desses serviços.

A pergunta a se fazer é: quanto custa, em termos de tempo, esforço e recursos, ser responsável direto por esses serviços.

Como dissemos no início do texto, não se trata somente de uma avaliação econômica, mas também estratégica. Quais benefícios o condomínio teria, caso seu síndico ou administrador tivesse mais tempo disponível para planejamento e gestão?

Caso a opção seja pela terceirização, essa escolha só fará sentido caso o condomínio contrate uma empresa que entregue serviços de excelência. Para isso, cheque o histórico de seus serviços, avalie sua estrutura, seu tempo de mercado e os clientes que ela atende.

Cumpridos esses cuidados, pode ter certeza de que seu condomínio dará um salto de qualidade e eficiência na execução dos serviços. 

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Terceirização de serviços de limpeza: como funciona?

Empresas, instituições e condomínios têm, cada vez mais, considerado a  terceirização dos serviços de limpeza como uma  solução ideal para obter mais eficiência, economia e praticidade.

Limpeza e higiene serão sempre fatores de primeira necessidade, especialmente onde haja grande circulação de pessoas e em tempos de Covid-19.

E no momento da seleção e escolha da empresa que prestará o serviço, alguns aspectos  precisam ser muito bem avaliados, a fim de garantir que o serviço será bem executado, terá preço justo e virá para resolver uma necessidade, não para criar problemas.

Você não quer um ambiente mais ou menos limpo, mais ou menos higiênico, certo? Este artigo é justamente para te explicar como funciona a terceirização de serviços de limpeza, como é feito o trabalho e os cuidados necessários antes de assinar o contrato.

Antes de entender como funciona, entenda o que é

A terceirização é uma forma de contratação assegurada pela Lei 13.429/2017 e ocorre quando  uma pessoa jurídica (um condomínio, por exemplo), aqui tida como tomadora de serviços, contrata uma outra empresa para a  prestação de serviços diversos.

No caso específico dos serviços de limpeza, a empresa contratada (a prestadora de serviços) precisa disponibilizar os profissionais (a depender do contrato, também os materiais), devidamente treinados e equipados para fazer o trabalho diário de limpeza.

A depender do contrato firmado entre as partes, tarefas como limpeza das áreas comuns e das instalações do prédio, recolhimento diário do lixo e outras demandas específicas serão contempladas durante a contratação do serviço.

Como funciona a terceirização dos serviços de limpeza

1º passo: definindo as necessidades

A execução do trabalho dependerá totalmente do que for definido entre a tomadora do serviço e a empresa de terceirização. Então o primeiro passo antes da contratação é realizar uma visita técnica para avaliar muito bem as necessidades e as características do local que receberá o serviço.

Caso você já possua uma equipe trabalhando e simplesmente queira substituir por uma equipe terceirizada, avalie o quanto essa equipe tem atendido suas necessidades, em que tem deixado a desejar, quais pontos de melhoria você deseja atingir e assim por diante.

2º passo: assinando o contrato

No contrato de prestação dos serviços devem constar todas as demandas necessárias, da forma mais detalhada possível, pois o planejamento, a escolha dos profissionais e a ação da empresa de terceirização vai se basear em informações como o ramo de atuação da empresa, as áreas (e suas dimensões) a serem cuidadas, questões específicas da rotina do local, entre outras.

Contratos de terceirização de serviços de limpeza são documentos bastante personalizados e firmados após uma definição clara das necessidades da tomadora, sendo possível inclusive incluir cláusulas que prevejam ações pontuais de limpeza, como eventos ou comemorações.

3º passo: a execução

O primeiro momento de implementação do trabalho é um dos pontos mais importantes de todo o processo. É aí que você poderá esclarecer dúvidas, orientar e dialogar com as equipe para obter o melhor alinhamento quanto à execução do trabalho.

E, falando nisso, é fundamental que você tenha pleno conhecimento do que ficou definido em contrato, tanto para fiscalizar se tudo está sendo cumprido conforme o combinado quanto para não exigir dos profissionais o que não foi acertado. 

Inclusive é fundamental que a empresa prestadora do serviço tenha canais de comunicação fáceis e rápidos, para que eventuais desalinhamentos sejam prontamente sanados.

O que esperar da terceirização

Redução de custos

As obrigações trabalhistas e previdenciárias relativas a esses profissionais ficarão a cargo da empresa de terceirização.

Além disso, a tomadora do serviço terá apenas um custo fixo mensal já estipulado, trazendo maior previsibilidade nas despesas ao evitar gastos inesperados.

Qualidade do serviço

Contando com uma prestadora de serviços de limpeza, sua empresa, instituição ou condomínio terá à disposição profissionais treinados e capacitados para executar os serviços com excelência.

Por contrato, a prestadora dos serviços é obrigada a garantir a qualidade na execução dos serviços. Isso significa que, caso o trabalho não esteja sendo executado a contento, a tomadora tem o direito de exigir melhorias e, inclusive, a troca ou recrutamento de novos profissionais para garantir a boa execução dos serviços de limpeza e conservação.

Nesse sentido, é fundamental o cuidado na escolha da empresa de terceirização, avaliando pontos como tempo de mercado, estrutura, qualificação dos profissionais, recomendações de outros administradores e síndicos, entre outros.

Nessa hora, a escolha pelo preço mais baixo pode significar problemas em vez de soluções.

Praticidade e ganho de tempo

Com a contratação desse serviço, síndicos e administradores passam a ter mais tempo para se dedicar a tarefas e atividades mais específicas de suas atribuições, como planejar e executar ações.

Caso um funcionário falte ou saia de férias, por exemplo, você não precisará se desdobrar ou parar sua rotina para para fazer essa substituição, já que a prestadora será responsável por isso.

A escolha da empresa de terceirização

Pelo que vimos até aqui, fica claro que a terceirização de serviços de limpeza deve estar sempre em mente quando se busca mais praticidade, economia e eficiência.

Mas, como também foi dito, todos esses resultados só serão alcançados caso a empresa contratada tenha capacidade, experiência e estrutura para prestar o serviço adequadamente. 

Para garantir uma boa escolha, avalie aspectos como o histórico da organização e quem são seus atuais clientes; conheça sua estrutura (física e de pessoal) e seu tempo de experiência no mercado.

Além disso, pesquise possíveis queixas e reclamações na internet, em sites como o Reclame Aqui.

Atendidos esses critérios, você estará mais seguro para trazer para sua empresa, instituição ou condomínio um serviço que fará toda diferença em seu dia a dia.

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